A prática de exercícios físicos e o bem estar animal.

A importância da atividade física para o bem estar e a saúde do seu Pet.

 

Milhares de pessoas criam seus cachorros e gatos em apartamentos e querem que eles sejam comportados e companheiros. Porém, a falta de tempo e atenção dos tutores faz com que haja bipolaridade até no mundo animal. Para que essas doenças sejam minimizadas foram criadas atividades físicas e profissionais especializados realizam acompanhamento para melhorar a saúde e a obediência animal. Isso mesmo! Atualmente existem locais com profissionais altamente capacitados e treinados para melhorar a qualidade de vida do seu animal. Com isso, ele trará mais alegria e entusiasmo ao seu lar.

 

Espaços que eram somente para hospedar cachorros e gatos, adestrar ou vender produtos pet, agora mudaram o perfil. Pistas de corrida, obstáculos e adestramento foram inseridos neste contexto e estimulam, colaboram para que seu animalzinho desista de bagunçar, destruir e comer as coisas em sua residência. 

 

O planejamento do treino é feito de acordo com a frequência das atividades e o período de tempo. Além disso, a alimentação deve ser balanceada, completa e a hidratação é de suma importância. Também deve ser respeitado o sono do animal.

 

Segundo a veterinária Paula de Souza Lima, especializada em reabilitação, quando o animal faz atividade dentro dos seus limites, seu comportamento, suas habilidades e sua animação são transformadas. “Os proprietários devem encorajar e entrosar os bichanos desde pequenos, independente de raça ou temperamento, para que sejam ainda mais eficientes todas as brincadeiras”, afirma.

 

Mas será que é caro colaborar para a prevenção da saúde animal? Atualmente, esses trabalhos têm valores diversos. Tudo depende do tipo e da periodicidade do treinamento, da localização da academia, do grau de instrução do profissional, dentre outros aspectos. 

 

A proprietária do beagle Nicky, Maria Inês Giorgeti, disse que faz de tudo para que seu cachorro tenha uma vida de qualidade. “Ele vai academia, faz hidroginástica e acupuntura. Tento proporcionar a ele o que tem de melhor no mundo animal”, comenta.

 

No Brasil existem poucas estruturas para as pessoas deixarem seus “filhos”, mesmo sendo uma área promissora, que ocupa o segundo maior mercado do mundo em produtos e serviços pet, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). É necessário pesquisar e questionar bastante para que você não pague um valor excessivo. 

 

Existem associações e ONG`s que podem esclarecer dúvidas diversas. Além disso, vá até o local e converse com os profissionais para entender como será tratado seu animal. Entretanto, seguem algumas regras para ajudá-lo a escolher o que é melhor para seu animal de estimação:

 

- O exercício deve ser uma atividade prazerosa.

 

- Não coloque uma carga de exercício muito alta, principalmente se o seu animal não tem dois anos.

 

- Consulte o veterinário caso queira dar suplemento ao animal.

 

- Se o animal for fazer natação, ele deve aprender a sair da piscina em primeiro lugar.

  

- Nunca faça exercícios com o seu cão nas horas mais quentes do dia. Prefira o começo da manhã ou o final da tarde. Além de cansar mais, se o chão estiver muito quente, a pata do animal pode sofrer queimaduras.

 

***

 

Simone Noguera Cesar é jornalista formada pela FIAM e pós-graduada pela Cásper Líbero há mais de 10 anos. Amante do mundo animal, agora sou colaboradora desse seguimento, o qual aprendo e me encanto cada dia mais.


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Mel

Belo Horizonte - MG

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Bone

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!