Cães podem comer a mesma comida dos donos?

O mais importante na alimentação é sempre ter uma dieta balanceada e o acompanhamento de um veterinário.

Uma dúvida frequente dos donos de cães é se faz mal a eles comer comida ao invés de ração. Esclarecendo essa dúvida a veterinária Mallize Fonseca diz que não faz mal desde que seja uma dieta balanceada. “Para oferecer alimentação caseira para o cão, ele precisa ser avaliado por um veterinário para ele indicar a melhor dieta. Tem gente que dá dieta sem balancear e pode ter problema”.

Comer comida tendo uma dieta balanceada pode até trazer vantagens, como o fato de a comida não ser industrializada. Além disso os alimentos frescos possuem mais água e é possível diversificar mais, o que torna a alimentação do cão menos enjoativa.

 

O que pode e o que não pode comer

 

A comida recomendada é a comida saudável do dia-a-dia, arroz integral,legumes e folhas variados e carnes cozidas - as menos gordurosas.

A quantidade de comida deve ser estabelecida pelo veterináro para cada animal e a frequência deve ser a mesma da ração: duas vezes ao dia, uma na hora do almoço e outra na hora do jantar.

Porém alguns alimentos, mesmo saudáveis para os donos, são proibidos para os cachorros. São eles uva, nozes, abacate,chocolate e cebola,dependendo da quantidade, que possuem substâncias tóxicas para os cães.

 

cão comendo

 

 

Erros

 

- Não respeitar as diferentes necessidades nutricionais de diferentes cães, que variam de acordo com a idade e raça. Além disso gestantes e filhotes precisam de mais minerais e proteínas, enquanto que um idoso precisa de menos proteínas do que um jovem ativo.

- Não consultar o veterinário antes de mudar a dieta do cachorro e assim, deixar o animal com carência nutricional.

 

Portanto antes de qualquer mudança na dieta do seu companheiro, o primeiro passo é procurar o veterináro para que a mudança traga apenas benefícios para a saúde do cãozinho.

 

 

 

***

 

 

Fonte: jeonline.com.br

 

Foto 1: Nanda Bez

Foto 2: Eduardo jannetta

 


Veja Também

Comissária de bordo adota cão que a esperava na porta de hotel

O cãozinho seguiu a comissária até o hotel e, depois disso, ficava na porta a sua espera.

Cão se finge de morto para não ir embora do parque

O cão resolveu se fingir de morto para que seu passeio no parque durasse mais.

Como ser um dog Walker? Você já pensou em ser um?

Essa é uma profissão em crescimento no país, uma vez que, a atividade física regular é fundamental para a saúde física e mental dos cães.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!