Cães sentem dor?

Da mesma maneira que nós, os cães também sentem desconfortos nos músculos e nas articulações. Porém, com uma grande diferença: eles não falam!

Cães sentem dor?

por Equipe AnimaTherapy

 

Você deve ter pensado “mas claro que sentem, oras!”. E está correto, eles sentem mesmo. Seja por trazer a mesma bolinha inúmeras vezes seguidas numa brincadeira; pela prática de atividades físicas intensas, como o agility ou longas caminhadas; por sobrepeso; por uma cirurgia recente; pela idade, quando ela chega... Da mesma maneira que nós, os cães também sentem desconfortos nos músculos e nas articulações. Porém, com uma grande diferença: eles não falam!

Na natureza, por instinto, os animais tendem a esconder suas fraquezas, evitando assumir uma postura vulnerável que possa levar outros animais a enxergá-los como alvos fáceis. No caso dos cães, por conta da sua organização hierárquica, é ainda mais importante fingir que está tudo bem. Os cães são animais sociais, que gostam de viver em grupo (canino ou humano), e um cão doente, considerado fraco pela matilha, pode ser banido, sendo obrigado a se virar sozinho por aí.

 

Cachorro recebendo massagem

 

Mas há diversos sinais que os cães emitem - e que precisamos aprender a interpretar - quando sentem dor. Uma das primeiras características é a perda do apetite. Outros comportamentos, como o ato de se lamber repetidamente ou a agressividade ao ser tocado, também podem ser indicativos de que algo não vai bem.

Descartadas pelo veterinário doenças e outras condições de saúde restritivas, a massoterapia canina pode ser a solução dos problemas! 

Em países como os Estados Unidos e a Inglaterra a prática da massoterapia canina existe há mais de 30 anos e vem se desenvolvendo cada vez mais, não só no número de escolas e de praticantes como também na diversificação dos setores que passaram a empregá-la. Esse crescimento também é devido à conscientização dos tutores, que cada vez mais se preocupam com a saúde e com o bem-estar de seus cães.

 

AnimaTherapy

 

No Brasil, a AnimaTherapy - idealizada pela massoterapeuta canina Themis Regina Kogitzki - foi pioneira, trazendo a modalidade ao país há cerca de dois anos. Além do atendimento em domicílio, a AnimaTherapy oferece cursos de massoterapia canina para quem deseja proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu cãozinho ou para aqueles que amem os cães e queiram atuar profissionalmente em uma nova área.

A I Oficina AnimaTherapy de Massoterapia Canina #meucãomerece para tutores e profissionais do setor pet acontece no próximo Dia Mundial dos Animais (domingo, 04 de outubro de 2015), na DogLab, em São Paulo. Será um dia inteiro de aprendizado, teórico e prático, essencial para quem quer manter a saúde e bem-estar dos seus “cãopanheiros” de uma forma natural, não invasiva. Até o dia 25 de setembro as inscrições estão com valor promocional e está incluído, além da vaga na oficina: café da manhã, almoço, coffee break, kit AnimaTherapy e certificado de participação. Para quem desejar, será permitido levar um cachorro por participante inscrito.

Para se inscrever, ou saber mais sobre as indicações e os benefícios da massoterapia canina, basta acessar o blog da AnimaTherapy http://www.animatherapy.com.br/blog

 

 


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Mel

Porto Alegre - RS

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Bone

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!