Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa

Mudanças em geral não são fáceis pra ninguém, para os animais domésticos então, é ainda mais complicado. Veja algumas dicas de como ajudar seu cão e gato a se adaptar a uma nova casa.

 

Gatos

 

Com os gatos é preciso muita atenção na hora da mudança de casa, uma vez que eles tendem a voltar para o antigo lar. “Os felinos possuem um senso de direção aflorado. A excelente memória visual e olfativa dos gatos permite que eles encontrem caminhos para lugares familiares”, explica Hamilton Lorena, médico-veterinário.

Para que a mudança sejá segura é importante colocá-los em uma caixinha para o transporte para levá-los ao novo lar, pois isso fará com que eles se sintam mais seguros. Ao chegar na nova colocá-lo em um cômodo fechado com os seus pertences. É bom que o gato fique um pouco fechado neste cômodo com as suas coisas até que ele se ambiente e depois vá deixando ele passear pelos outros cômodos aos poucos, mas mantendo o cômodo com as coisas dele para que ele tenha um porto seguro. Depois disso, em poucos dias ele já estará confortável no novo lar. 

 

cão e gato

 

Cães

 

Os cães também precisam de cuidados na hora de mudar de lar, uma vez que eles perdem os sentidos e referências que tinham e ficam desnorteados. A adaptação leva tempo e necessita de muito paciência. “Quanto mais idade tiver o pet, mais lento será o aprendizado, por isso é necessário ter calma e dedicação. Em tempos de mudança, vale dar mais atenção e amor ao pet para que ele se sinta bem recebido no novo lar”, ressalta Hamilton.

Para ajudar o cão a se adaptar algumas atitudes pode ser tomadas. Apresentar ao cão a nova casa e onde ficarão suas coisas deixará o cão mais seguro. Escolher um local aconchegante e colocar as coisas com cheiros que o cão está acostumado também o fará se sentir mais confortável. Além disso é importante não brigar com ele se ele fizer xixi no lugar errado, por isso é bom deixar tapetes higiênicos em alguns locais até que ele se acostume.

 

 

 

***

 

 

Foto 1: michelle.trindades

Foto 2: Yvone Pereira

 

 

 


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Veja lista com os Centros de Zoonoses das principais cidades do Alagoas

Encontre aqui telefone e endereço dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) das principais cidades do Alagoas.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Kakali

Jaboatão dos Guararapes - PE

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Linda

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!