Conheça os cuidados necessários para dividir a cama com o seu pet

Você tem costume de dormir com seu animal de estimação? Quais precauções tomar para deixar seu pet dormir na sua cama sem riscos de saúde? 

O hábito de dividir a cama com cães e gatos é comum a muitas famílias brasileiras. Especialistas explicam que, com o devido cuidado, a prática não oferece nenhum perigo aos donos.

Para muitas pessoas, a prática de dormir com seus animais de estimação é cada fez mais comum, segundo pesquisa da Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). As pessoas criam laços muito fortes com seus bichinhos e acabam tratando como membros da família, deixando muita liberdade e até dormindo na mesma cama.

Para a veterinária Heloísa da Costa Menezes, explica que “no caso de animais bem tratados, com a vermifugação e vacinação em dia e com higiene adequada, não existe contra indicação animais dormirem com seus donos. Tudo depende da saúde e da limpeza do animal, e se isso está ok, não há problema em compartilhar a cama com o dono”, afirma.

Heloísa acrescenta ainda que “o animal que está doente corre o risco de transmitir o problema mesmo que não tenha acesso à cama ou ao quarto do dono. O foco é cuidar da saúde deles, independentemente do espaço que o bicho ocupa na casa”. As zoonoses – doenças transmitidas entre humanos e animais – são transmitidas em qualquer lugar e não necessariamente pelo fato de dormirem na mesma cama. O cuidado também deve ser tomado, caso o dono esteja doente, para não afetar o animal.

Para Ana Teresa França, professora e apaixonada pelos seus 9 gatos de estimação, pensa que todos tem o direito de subir e dormir na cama com ela. “Os meus animais são como meus filhos, meus bebês, e gosto de estar próxima deles em todos os momentos. É um carinho poder dormir com todos”. Ana Teresa acredita que essa permissão de animais e humanos dormirem juntos é uma questão muito pessoal, e para ela, as preferencias de ambos devem ser levadas em consideração.

Diversas pessoas que não gostam de dormir junto com seus pets, questionam Ana Teresa sobre a questão da higiene. “Tudo depende da saúde e da limpeza do bicho e, se isso estiver ok, não há problemas em compartilhar a cama com o dono”, afirma.

 

Cachorro dormindo na cama de humano

 

Já para Luciana Cesário Braga que também é apaixonada pelos animais de estimação, tem uma relação diferente com seus cachorros que possuem suas próprias camas. Hábito herdado de sua mãe, relata que “ela não deixava porque achava anti-higiênico e creio que internalizei isso. Pode ser um risco para a gente e para o animal”.

A boa notícia é que para o infectologista Alexandre Cunha, afirma que não existe risco para humanos dormir com os animais. “É simples, se o animal for bem cuidado e a pessoa não tiver alergias, não existe nenhum problema. No caso da pessoa ter alergia, o indicado é que ela não tenha animais”, acrescenta.

O animal estando bem higienizado, com o pelo escovado e livre de doenças, não tem problema algum em dividir a cama com o dono.

Segundo dados Comac, nem todos os animais tem o privilégio de dormir dentro de casa e a divisão fica em:

55% tem o privilégio de dormir dentro de casa

23% ficam com os donos na cama

12% possuem o próprio quarto

11% ficam na sala

9% dormem na lavanderia ou banheiro

 

 

 

Fonte: www.uai.com.br


Veja Também

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Mel

Porto Alegre - RS

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Bone

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!