Doenças oculares atingem cerca de 10% dos animais de estimação!

Você sabia que doenças oculares são comuns em animais de estimação? Não tratar doenças oculares podem causar cegueira!

Os animais de estimação sofrem das mesmas doenças oftalmológicas que os seres humanos. As raças mais propensas são as chamadas braquicefálicas, que possuem focinho curto, pois, geralmente, os olhos ficam mais proeminentes como o shitzu, pequinês e o pug. O shar-pei, o poodle e o cocker também estão entre as raças propensas a desenvolver doenças oculares. Entre os gatos, o persa é a mais proeminente.

Para Felipe Wouk, pós-doutor em Oftalmologia veterinária, atualmente, cerca de 10% dos animais de estimação são vítimas de problemas oculares. “As doenças oculares acabaram aumentando com o hábito de banhar os animais quase semanalmente, o que facilita agressões, contaminações e traumas nos olhos e xampu, água e calor do secador, por exemplo”.

 

Olho de um cachorro

 

As doenças mais comuns são: ulcerações corneanas, glaucoma, disfunções da lágrima (olho seco), doenças de retina e catarata. “Esta última é uma das principais causadoras de cegueira nos animais, sendo que afeta muito mais os cães do que os gatos. Pacientes jovens, entre 2 a 8 anos de idade, são os que mais sofrem desta enfermidade”, revela. As principais causas são a hereditariedade, inflamações intraoculares causadas por doenças como glaucoma e diabetes.

A única forma de tratamento para catarata animal é a cirúrgica. “A técnica chamada de facoemulsificação é a mesma utilizada nos seres humanos. Após a retirada da catarata, a lente natural é substituída por uma artificial de acrílico que é feita especialmente para os animais. O procedimento existe para os animais há mais de 15 anos, com resultados de sucesso em mais de 95% dos casos”.

É necessário então prestar muita atenção e sempre cuidar bem dos animais de estimação, pois é mais fácil curar ou amenizar a doença quando esta é detectada no início.

 

 

Fonte: www.paranashop.com.br

 

 


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Thaly

Niterói - RJ

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Linda

São Paulo - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

mayke

São José do Rio Preto - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

ARIEL

Rio de Janeiro - RJ