Finalmente o fim dos testes em cobaias?

Legislação norte-americana prevê o fim do uso de animais em testes da indústria de cosméticos

 

Um projeto de lei, apoiado tanto pelo Partido Democrata, quanto pelo Republicano, pode trazer o fim dos testes cosméticos em animais nos Estados Unidos.

 

Se aprovado, o Humane Cosmetics Act tornará ilegal a realização ou financiamento de testes de produtos cosméticos em animais após o período de um ano. Dentro de três anos, entrará em vigor uma ampla proibição às vendas de produtos e ingredientes que envolveram testes em animais para sua fabricação. A legislação é um grande marco na luta pelo fim desses cruéis experimentos. As informações são da Care 2.

 

Rato branco cobaia da indústria de cosméticos

 

A parlamentar republicana Martha McSally, uma das responsáveis pelo projeto, afirma que “não há razão para continuar com essa prática cruel, sendo que temos alternativas eficazes, que podem oferecer produtos seguros para os consumidores. Como amiga dos animais e voluntária, tenho o prazer de introduzir essa legislação junto aos meus colegas, para me posicionar contra o tratamento cruel dos animais”.

Muitas empresas norte-americanas seguem testando seus produtos em animais, apesar de não haver exigência de parte do órgão fiscalizador Food and Drug Administration (FDA), nem da Comissão norte-americana de segurança dos produtos de consumo. Atualmente, as agências governamentais deixam a questão a critério dos próprios fabricantes.

 

Testes em macacos

 

A Lei de Bem-Estar Animal não exige que os laboratórios declarem o uso de animais para tais experimentos, razão pela qual nunca saberemos exatamente quantos animais sofreram e morreram nesses estabelecimentos, em prol da criação de novos produtos. Estima-se que o número esteja na casa dos milhões.

Felizmente para os animais, os norte-americanos estão se voltando contra essa prática. Centenas de companhias já se comprometeram a não testar seus produtos em animais, e vêm provando que é possível fazer cosméticos sem crueldade. Em mais de 30 países, proibições à prática já estão em vigor, e muitos outros discutem medidas similares.

 

Teste de botox em macacos

 

Na América do Norte, também o Canadá está considerando a questão. A senadora Carolyn Stewart Olsen introduziu a Lei de Cosméticos Livres de Crueldade, que proibiria testes cosméticos em animais em todo o território canadense, além de banir a comercialização de produtos ou ingredientes que foram testados recentemente em outros lugares.

“Está na hora de aderir à tendência global de repúdio e coibição a esse tipo cruel e desnecessário de testes”, concluiu Carolyn.

 

***

 

 

Vinicius Cintra, é jornalista formado em 2010 e atuação desde 2008. Colaborador e agora aprendiz no seguimento de jornalismo animal. Aos 26 anos tem experiência com matérias e fotos, já que é um grande fã da fotografia!


Veja Também

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Voluntários constroem casas para animais abandonados de Taubaté

Um grupo de voluntários contruiu casas para animais necessitados no interior de São Paulo.

Campanha de vacinação gratuita em Manaus

A campanha tem como objetivo vacinar 218.693 cães e gatos até 26 de outubro.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!