Gatos, os animais preferidos dos artistas.

De onde vem a paixão que gatos despertam nos artistas?

Dizem que os artistas tem uma alma sensível e que isso os torna admiradores da estética do cotidiano de forma ímpar e que suas relações se compõem a partir desses olhares. Modificando a percepção do que compreendem como beleza, verdade e razão imanentes às formas expressivas da vida.

 

A maioria possuía e possui uma visão humanista do mundo, o que certamente os aproximaram dos animais. Ernest Hemingway, (1899-1961), escritor norte-americano, Nobel de Literatura em 1954, por exemplo, usou sua obra e destacou seu amor aos felinos. Apesar do estilo sintético de seu trabalho, levou sua paixão pelos gatos à cada reflexão. Em especial, aos mais peculiares, entre a existência animal, aqueles que continham uma mutação genética chamada polidactilia. O que mais fascinava o autor é a independência que estes animais possuem.

 

O homem, acostumado à dominação, aprendeu e aprende com os felinos a arte de render-se ao amor e a apreciação, aquilo que não se domina. Para Heminway, os gatos foram colocados no mundo para refutar o dogma de que todas as coisas foram criadas para servir ao homem. Muitos são os artistas ao longo da história humana que declararam sua admiração sobre estes animais. Henri Matisse, Salvador Dali, Pablo Picasso e Andy Warhol, entre tantos outros, também possuíam gatos! Mas se observarmos mais a fundo, este amor entre artistas e felinos data dos primórdios da própria existência humana.

 

Os egípcios cultuavam e retratavam estes animais a cada instante. Estes povos mais que admirá-los, os olhavam enquanto divindades, simbolizando proteção e fecundidade. E ainda, em diversas culturas da antiguidade, além da sociedade egípcia, em especial nas culturas orientais, o gato era considerado um guardião das almas dos mortos, detentor dos mistérios da vida e da morte, um condutor que as levava até o outro lado.

 

O culto ao animal modificou-se ao longo da história, mas o amor, o respeito e a admiração que eles nos proporcionam, cresce cada vez mais e continuam sendo retratados por artistas, como o brasileiro Romero Brito. Surgiram linhagens diferentes e o aprimoramento genético tem melhorado a qualidade de vida dos bichanos. Mas a verdade é que os gatos, como os cachorros e os demais animais domésticos, conseguem tocar na alma da humanidade, da maneira que os artistas enxergam, Trazendo à tona o amor mais puro que é possível subtrair do coração humano. Independentes, folgados, carinhosos, charmosos, românticos, egocêntricos... não é possível defini-los. A única coisa que me vem, é que eu não confio em quem não os ama. Amar é entrega e doação e parece que estes bichinhos vieram mesmo nos mostrar algo sobre esta lição.   

 

***

 

 

Amne Faria - Apaixonada por cultura, inovação, literatura e diversidade, vive flutuando sobre a Terra. A maior parte de sua loucura concentra-se entre a fotografia e a natureza, onde torce por tartarugas, se emociona com o vento e o eterno caminhar das formigas. E claro, lagrimeja com animais bonitinhos.


Veja Também

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Gatinho segura as mãos dos donos antes de sua última visita ao veterinário

O gatinho estava indo ao veterinário para passar pelo procedimento de eutanásia.

Fotos mostram a beleza de uma das maiores raças de gatos do mundo

O fotógrafo Robert Sijka registrou toda beleza dos gatos da raça Maine Coon.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Thaly

Niterói - RJ

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Linda

São Paulo - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

mayke

São José do Rio Preto - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

ARIEL

Rio de Janeiro - RJ