Já pensou em ter um animal exótico de estimação?

Os animais exóticos estão em alta, mas é preciso pensar muito bem antes de querer ter um.

 

Já pensou em ter um animal exótico de estimação? Pois então, essa pergunta está se tornando mais comum nos dias de hoje e a resposta de que sim também. São muitos os lares que adotaram como membro da família uma iguana, uma cobra, aranha ou qualquer outro animal que, para muitos, ainda causam medo e até mesmo pavor.

Os pet shops comercializam esses bichinhos legalmente e está à disposição de qualquer um levar uma dessas espécies para casa. Mas antes mesmo de cogitar a ideia, é preciso pensar em diversos fatores, a fim de evitar problemas no futuro. 

 

Além de não serem nada baratos, esses animais exóticos exigem cuidados maiores em relação aos Pets que já estamos acostumados, como cães e gatos. E o primeiro deles é comprar um animal que tenha certificação e licença ambiental, para não ser enquadrado em algum crime ambiental e contribuir com o tráfico de animais.

Outro detalhe importante é saber a dieta e as condições em que se deve ter o animal. Tenha todos os adereços que são necessários para uma boa condição de vida do animal.

 

Outro fator de extrema importância a ser levado em consideração pelos veterinários é a certeza da compra, pois não se deixe adquirir um animal exótico de estimação só pelo fato de ser legal, bonito ou de que seu amigo ou amiga tenha um desses. Considere a escolha a longo prazo e se pergunte se o animal vai atender suas expectativas.

 

Atente-se também para o tamanho do animal na fase adulta, pois pode ser que o lugar onde você o criará não terá espaço suficiente. Leve em conta o tipo de habitação e até mesmo os equipamentos que muitas vezes são necessários ter para dar conforto ao animal, como por exemplo, iluminação especial, alimentos vivos e preparados diariamente.

 

Você já se perguntou se vai ter condições financeiras e tempo para dedicar ao animal? Perguntou também se ele é um animal de costumes que você deseja? Se esse novo Pet oferecerá riscos aos outros animais da casa ou até mesmo as crianças? Se há facilidades em encontrar atendimento quando o bichinho necessitar? Pense em todas essas questões antes de comprar um animal exótico de estimação, para depois não se arrepender e descartá-lo, pois esse será um relacionamento como qualquer outro por se tratar da vida e bem-estar de um ser vivo.

 

***

 

Vinicius Cintra, é jornalista formado em 2010 e atuação desde 2008. Colaborador e agora aprendiz no seguimento de jornalismo animal. Aos 26 anos tem experiência com matérias e fotos, já que é um grande fã da fotografia!


Veja Também

Quando pessoas entendem o que é mudar o mundo...

Profissionais dedicam a vida e recurso que têm para salvar animais. E nós do Radar Animal fazemos parte deste time!

Qual a cobra ideal para se ter em casa?

Saiba quais são as espécies de cobras mais indicadas para ter em casa.

Que tal uma Aranha Doméstica como animal de estimação?

Conheça algumas espécies de aranha para ter em casa como animal de estimação.

 


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Mel

Belo Horizonte - MG

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Bone

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!