O xixi do seu gato pode te dizer muito sobre ele. Preste atenção!

Nem sempre fazer xixi fora da caixa sanitária é um mero ato de travessura, pois gatos costumam ser higiênicos. Fique atento aos sinais!

Por mais que se tente ensinar, nem todo gato aprende a fazer suas necessidades dentro da caixa sanitária. Não importa que truque o dono tente, o animal simplesmente não obedece. Um pouco da forte e já comprovada personalidade felina somada a outros fatores. E o pior: xixi de gato não é brincadeira.

A começar pelo cheiro forte. Quem cria gatos conhece bem e sabe que há casos que beiram o insuportável, dependendo do ambiente e do local onde o animal depositou o xixi. Além disso, para os gatos, assim como para os cães, o odor da urina serve de convite para uma nova sessão de “alívio” no mesmo lugar.

Por isso, a principal recomendação é limpar muito bem o local caso o dono não queira vê-lo novamente molhado. No caso de tecidos como sofá, tapete e lençóis, não se pode deixar que a urina seque por muito tempo, pois será cada vez mais difícil remover o odor impregnado. A cada novo xixi aumentam as chances do dono de perder de vez aquele espaço para o pet. Antes que isso aconteça, procure receitas que possam ajudar

A mais caseira e básica delas é utilizar vinagre comum ou bicarbonato na limpeza, pois estes ingredientes ajudam na eliminação completa do mau cheiro. Nas roupas, acrescentar estes elementos ao sabão em pó também ajuda, remove pelos e o cheiro do xixi. Seja qual for seu caso, jamais procure utilizar produtos à base de amônia, pois ela atrai o gato a repetir o processo.

Evite, ainda, a utilização de produtos inadequados para o manuseio na presença de animais domésticos, pois o dono pode envenená-lo. Ainda que inofensivos aos seres humanos, alguns químicos são perigosos para animais e não devem ser utilizados na sua casa.  Caso não queira utilizar o vinagre e o bicarbonato, busque a ajuda de um especialista veterinário ou profissional de um pet shop de confiança.

 

Mais que uma simples travessura

 

Gatos são animais de fortes costumes higiênicos e, por isso, a infração deve ser avaliada com carinho. Principalmente se o animal antes fazia o xixi dentro e de uma hora para outra passou a fazer fora da caixa sanitária, é sinal de algo não está bem. Pode ser a maneira que ele encontrou de avisá-lo. Felinos costumam se comunicar com os donos, e tudo se resolve quando existe a compreensão.

Mais que uma simples travessura, um gato que faz xixi onde não deve pode estar informando sobre seu estado de saúde ou até mesmo sobre a problemas em sua caixa sanitária. Se o dono não faz a manutenção do espaço como deveria, o gato se incomoda. Se há outro gato utilizando a mesma caixa, também. Se o dono possui mais de um gato, deve contar a quantidade de caixas espalhadas pela casa da seguinte forma: uma para cada gato e outras três extras, posicionadas com distâncias entre si e da comida dos animais, sempre em cantos estratégicos.

Se o problema for de saúde, o dono logo saberá se buscar entender o animal antes de pensar em puni-lo. Geralmente, nestes casos, o fazer xixi fora da caixa sanitária virá acompanhado de outros desvios de comportamento, como depressão, falta de apetite, sons e gestos incomuns.

Seja qual for o caso, o principal é saber que gatos não descumprem regras de higiene à toa. Se isso está ocorrendo com seu pet, procure um veterinário. Parafraseando o velho ditado: quem avisa, gato é!

 

...

 

Robson Morais é jornalista, com experiência em jornais, revistas e sites de notícias. Atuou em emissora afiliada da TV Record em Rondonópolis, Mato Grosso. Retornou a São Paulo e abraçou a causa animal. 


Veja Também

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Gatinho segura as mãos dos donos antes de sua última visita ao veterinário

O gatinho estava indo ao veterinário para passar pelo procedimento de eutanásia.

Fotos mostram a beleza de uma das maiores raças de gatos do mundo

O fotógrafo Robert Sijka registrou toda beleza dos gatos da raça Maine Coon.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!