Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Fonte: www.curtamais.com.br

por Chrystal Méndez

 

Todo mundo sabe que o outubro rosa é a campanha de conscientização da importância da prevenção de cancer de mama para as mulheres, mas pouca gente sabe que os animais de estimação também podem ser afetados pela neoplasia mamária (câncer de mama). A conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce ainda é a melhor estratégia para evitar evolução da neoplasia mamária em pets. Atualmente, o índice de câncer mamário chega a 60% de caráter maligno em cadelas e 80% em gatas.

O CRMV-GO aproveita a campanha do “Outubro Rosa” para alertar a população sobre a importância da prevenção também nos animais.  As neoplasias mamárias acometem, principalmente, as fêmeas mais maduras, com idade adulta, a partir dos cinco anos.

Entre as causas estão, em primeiro lugar, os fatores hormonais. Estudos indicam que as fêmeas castradas antes do primeiro cio têm reduzidas em até 99,95% as chances de desenvolver a doença. Já aquelas castradas após o primeiro cio, apresentam índice de 78%. O segundo fator que pode causar a neoplasia mamária em cadelas e gatas é a alimentação, uma vez que pets obesas, tanto na fase juvenil como adulta, são mais suscetíveis a desenvolvê-la. Existe também o fator genético, que também é primordial.

Assim como nas mulheres, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo a melhor estratégia para evitar que a neoplasia evolua, evitando que resulte em metástase, que, na maioria dos casos, afeta principalmente os pulmões, as demais mamas ou mesmo outros tecidos do corpo da fêmea.

É importante que cada tutor faça o exame em seu animal, ação que os médicos veterinários chamam de “afago com carinho”. Esse toque deve ser feito, no mínimo, uma vez por mês. Após o afago, se o tutor notar algum nódulo, não importando o tamanho, é imprescindível encaminhar a cadela ou gata para realizar o exame citológico que avalia se o tumor é maligno ou benigno. A partir dessa constatação, os especialistas afirmam que praticamente 100% dos casos são encaminhados para cirurgia de remoção do tumor, cujo material é enviado para biópsia, em que poderá constatar o tipo e grau do câncer para estabelecer um tratamento específico, obtendo chances de cura.

Ao contrário do que muitos dizem, especialistas afirmam que ''ter que esperar a sua cadela ou gata ter a primeira cria'' é conversa pra boi dormir. Deixar o seu animar engravidar é o caminho contrário da prevenção. O câncer de mama é o que mais mata animais em fase adulta.

Com informações de Instituto Qualittas e Abvet (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas)


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa

Veja lista com os Centros de Zoonoses das principais cidades do Alagoas

Encontre aqui telefone e endereço dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) das principais cidades do Alagoas.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Kakali

Jaboatão dos Guararapes - PE

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Linda

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!