Porque meu cachorro não me reconhece pela webcam? Como matar a saudade a distância?

Utilizar a webcam para se comunicar com seu pet pode não dar muito certo. Mas fique tranquilo, pois ele ainda o ama.

Você precisou fazer uma viagem, se mudar de cidade por um longo período de tempo a trabalho ou estudo e não pôde levar seu cachorro. Em tempos de internet, você resolve se comunicar com seu pet por meio de uma rede social integrada a uma webcam. Basta criar uma conta, adicionar a pessoa que ficou responsável pelo animal e pronto, é hora de ligar a câmera e matar a saudade. Mas, estranhamente, assim que o cão te vê pela tela, não esboça qualquer reação, permanece imóvel e desinteressado às suas tentativas de chamar-lhe a atenção. Será que ele se esqueceu de você? Será que o amor acabou?

Fique calmo, especialistas já explicam a razão de tanta indiferença e a resposta nem é tão complicada assim. Ela está diretamente ligada aos sentidos do animal, ou melhor, ao mais forte dos sentidos: o olfato. É por não sentir seu cheiro que sua imagem na tela, para ele, muitas vezes não representa coisa alguma.

Cães interagem com o mundo ao seu redor por meio do nariz e não estão acostumados a se comunicar utilizando apenas visão e a audição. Quando você está fisicamente próximo a seu pet, é pelo seu cheiro que ele traduz todo o relacionamento que possuem e assimila o que está se passando. Obviamente, sua aparição numa tela de computador nem de longe se aproxima daquilo que ele reconhece como um momento especial.

Se você já experimentou conversar com seu cão pelo telefone ou pela câmera de seu computador sabe do que estamos falando. O importante é que não se chateie, pois seu pet com certeza se lembra de você e o reconhecerá assim que estiverem juntos novamente. Ainda falando sobre internet, um vídeo em que um cão desmaia de emoção ao reencontrar a dona que precisou estudar fora viralizou na rede recentemente. Acredite, as chances de seu pet também ser tomado pela emoção são bem grandes.

 

Cachorro bonitinho em uma chama de skype com webcam no laptop

 

Há casos e raças de pets que se atentam à imagem e percebem a presença do dono na tela. O comum a estes cães é ficar inquieto, pois a situação lhe causa certa estranheza. Alguns tentarão rodear o computador ou a televisão para ver se você está ali fisicamente, outros ficarão confusos ao ver sua imagem num tamanho comprimido, limitado às polegadas da tela.

Antenados ao comportamento dos pets e seu relacionamento com a tecnologia, já existem dentro e fora do Brasil especialistas que incluem a utilização de equipamentos eletrônicos às atividades de adestramento, mas poucos são os resultados comprovados do método. Em casa, o dono pode experimentar com seu pet, observado sua reação a uma televisão ou computador ligados e sintonizados numa programação que possa chamar sua atenção. No mínimo, o experimento será interessante.

Próximo a situações de separação, evite a todo custo estimular a ansiedade no animal, pois os cães sentem muito o peso da saudade. Se você ama seu pet, saiba que o sentimento é (e sempre será) recíproco.

Portanto não se preocupe e volte para seu cão assim que puder. Ele o estará esperando!

 

...

 

Robson Morais é jornalista, com experiência em jornais, revistas e sites de notícias. Atuou em emissora afiliada da TV Record em Rondonópolis, Mato Grosso. Retornou a São Paulo e abraçou a causa animal. 


Veja Também

Comissária de bordo adota cão que a esperava na porta de hotel

O cãozinho seguiu a comissária até o hotel e, depois disso, ficava na porta a sua espera.

Cão se finge de morto para não ir embora do parque

O cão resolveu se fingir de morto para que seu passeio no parque durasse mais.

Como ser um dog Walker? Você já pensou em ser um?

Essa é uma profissão em crescimento no país, uma vez que, a atividade física regular é fundamental para a saúde física e mental dos cães.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Thaly

Niterói - RJ

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Linda

São Paulo - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

mayke

São José do Rio Preto - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

ARIEL

Rio de Janeiro - RJ