Porque os animais comem grama?

Você já deve ter visto seu animal comendo grama alguma vez. Saiba porque eles fazem isso e se existe algum risco para saúde.

Cães e gatos procuram ingerir grama quando sentem algum desconforto estomacal que pode ter sido causado por algo que eles comeram . A intensão ao comer a grama é irritar o estômago e facilitar o vômito. Essa atitude é completamente normal e não há motivo para preocupação, porém se o animal comer grama várias vezes por dia, por mais de dois dias, é necessário consultar um veterinário para ver se não existe uma deficiência nutricional.

 

Gatos

 

Os gatinhos costumam procurar as 'graminhas' para adquirirem fibras para regularizar o intestino e ajudar na eliminação das bolas de pelo que ficam acumuladas no intestino. Eles comem plantas e flores como as violetas, samambaias,crisântemos e folhagens em geral.

 

Gatinho comendo grama

 

Cachorros

 

Os cachorros procuram a grama quando se sentem 'enjoados' , para ajudá-los a regugitar a comida. Eles fazem isso para aliviar o estômago pesado ou apenas se livrar dos excessos. Também procuram nas 'graminhas' as fibras que melhoram o trato intestinal e reduzem o risco de câncer de intestino. Podem procurar tipos específicos de grama ou erva.

 

 

cachorro comendo grama

 

Perigos

 

Alguns cuidados devem ser tomados para que esse hábito não prejudique seu compaheiro. Algumas plantas ornamentais são comprovadamente tóxicas ao serem ingeridas, como: comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, dragão-fedorento, orelha-de-elefante, orelha-de-burro, pulmão-de-aço, espirradeira, mamona, azaléia, olho-de-cabra, filodendro, cipó-imbé e barra-de-macaco. Se você notar que seu animal ingeriu algumas dessas citadas leve-o ao veterinário imediatamente.

Outra preocupação é com a graminha do quintal ou jardim que pode ser contaminada com agrotóxicos, poluição ou ter vermes e parasitas. Para não correr o risco do seu animal ser prejucado por ingerir grama contaminada uma opção é utilizar o produto chamado Graminha Para Cães e Graminha Para Gatos, que não possui nenhum aditivo químico. Se não for possível comprar o produto uma alternativa é plantar alguns grãos de trigo, encontrados em lojas de produtos naturais, regá-los normalmente e oferecê-los ao animal quando estiverem verdinhos.

 

Imagem 1 Ruby_Wilde

Imagem 2 Raquel Fernandes

Imagem 3 Rafael Fischmann

 

 

 


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Mel

Porto Alegre - RS

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Bone

São Paulo - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!