Quando pessoas entendem o que é mudar o mundo...

Profissionais dedicam a vida e recurso que têm para salvar animais. E nós do Radar Animal fazemos parte deste time!

O mundo animal é maravilhoso, assim como a ação de pessoas que lutam em prol dos mais variados bichos. Numa reportagem exibida pelo dominical Fantástico, da Rede Globo, três histórias ganharam destaque e mereceram a devida repercussão. Animais que teriam morrido sem a ajuda de profissionais e da tecnologia. Nós do Radar Animal apoiamos esta causa.

 

flamingo

 

A reportagem foi ao ar no dia 12 de julho e abriu a edição daquele dia do programa. O tucano Zequinha se chocou contra a janela espelhada de um edifício e perdeu parte do bico. A tartaruga Fred acabou perdendo parte do caso em um incêndio. “Em uma dessas queimadas acabou sendo atingida por esse fogo, causando essa lesão que destruiu totalmente o casco”, destacou Rodrigo Rabello, veterinário que participou da matéria exibida e de toda a ação do grupo.

Mais do que isso, o especialista acabou adotando a tartaruga, que recebeu o nome por se parecer com o assustador personagem do cinema Freddy Krueger quando encontrada queimada. Qualquer um que já tenha visto os filmes da série ‘A hora do pesadelo’ consegue imaginar o estado em que o animal estava. Foi um trabalho intenso, mas deu resultado.

Com a utilização de uma impressora 3D cada parte perdida do casco pôde ser reconstruída, devolvendo a possibilidade de uma vida normal a Fred. Durante três meses, Rodrigo e outros dois profissionais trabalharam no desenvolvimento de uma prótese nas medidas exatas do jabuti, que àquela altura já vinha passando por procedimentos médicos e cirurgia. A etapa de impressão durou 50 horas.

Para o tucano Zequinha a urgência também era imediata, pois sem parte do bico o animal não teria absolutamente nenhuma chance de sobreviver longe da presença dos profissionais. “Logo de cara a gente percebe que o bico é importante, como se fosse os nossos dentes. Além disso, o bico é importante para a defesa do bicho”, contou a veterinária Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, para onde Zequinha foi levado.

No caso de Zequinha, o novo bico se deu por meio de um transplante. Um animal morto e já esterilizado pôde doar ao tucano seu precioso membro. O tucano foi operado em Santos (SP), com o mesmo médico que cuidou de Fred.

A dupla não foi a única sortuda de encontrar dedicação e carinho. Ainda na reportagem do global, fora mostrada a história do flamingo que apareceu gravemente machucado em um zoológico da cidade de Sorocaba, em São Paulo. O animal precisou ter uma das pernas amputada e desde então, todos os dias, a equipe de profissionais do zoo o equipa com uma prótese exclusiva confeccionada em fibra de carbono, um material leve e extremamente resistente.

 

tartaruga

 

Até o fechamento da reportagem, o flamingo se encontrava em fase de adaptação, vivia isolado dos outros animais da mesma espécie, mas com grandes chances de ser integrado ao grupo. “Ele já está andando bem. Mas precisa de muito ainda para poder acompanhar o grupo. Se ele for rejeitado ele pode ficar deprimido. Ele pode apanhar dos outros. Ficando deprimido, ele pode parar de comer”, contou André Costa, veterinário que cuidou do bicho.

Ao final da reportagem exibida, o veterinário Rodrigo Rabello diz: “Nossa satisfação é total, a gente vai se empenhar em salvar uma vida, seja ela qual for”. E por que nós do Radar Animal resolvemos escrever sobre estas histórias já mostradas na TV? Simples: porque amamos cada ser vivo do planeta e exaltamos todos os que fazem parte deste time.

 

...

 

 

As imagens são meramente ilustrativas e não representam os animais citados na reportagem.

 

Imagem 1: UnB Agência

Imagem 2: Kay Kochenderfer

Imagem 3: berphotos

 

 

 

Robson Morais é jornalista, com experiência em jornais, revistas e sites de notícias. Atuou em emissora afiliada da TV Record em Rondonópolis, Mato Grosso. Retornou a São Paulo e abraçou a causa animal. 


Veja Também

Qual a cobra ideal para se ter em casa?

Saiba quais são as espécies de cobras mais indicadas para ter em casa.

Que tal uma Aranha Doméstica como animal de estimação?

Conheça algumas espécies de aranha para ter em casa como animal de estimação.

 

Que tal ter uma iguana em casa?

Ter uma Iguana em casa não é tão complexo quanto você imagina, mas exige alguns cuidados.

 


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!