Sabia que pássaros possuem um sistema de GPS no bico?

Estudo revela mistério e põe fim ao debate de mais de 40 anos!

Como os pássaros encontram seu caminho em meio a oceanos extensos? Como eles se orientam?

 

Pesquisadores publicaram recentemente uma possível explicação na revista da Royal Society britânica: seu GPS é o nariz.

Enquanto os seres humanos podem se perder no espaço de dois segundos e a dois passos da casa, as aves marinhas voam por dias e noites sobre os oceanos, encontram sua refeição favorita e retornam para o seu ninho sem nunca se perder.

Estudos prévios já demonstraram a capacidade dessas aves para localizar suas colônias de reprodução, muitas vezes localizadas em pequenas ilhas perdidas no mar, graças a odores transportados pelo vento.

 

Pássaros tem GPS no bico

 

Pesquisadores ingleses, italianos e portugueses avançaram um pouco mais na solução deste mistério que fascina cientistas há décadas: as aves marinhas, como os albatrozes, os petréis e as pardelas usam algum tipo de odor para se orientar através da imensidão azul sem referência visual.

Os cientistas analisaram os modelos de voo de 210 aves pertencentes a três espécies de cagarras, com a ajuda de gravadores de GPS durante o período de incubação e criação dos filhotes.

Com base nessas análises de voo e dados estatísticos, os pesquisadores demonstram que as aves marinhas são guiadas por seu sentido de cheiro e navegam usando uma imagem mental de cheiros locais, transportados pelos ventos locais. "O acordo entre as previsões teóricas e as observações foram chocantes, uma grande surpresa", explicou à AFP o britânico Andrew Reynolds do Instituto de Pesquisas Rothamsted, um dos principais autores deste trabalho.

O dimetilssulfito -- que vem em grande parte do plâncton em suspensão na água - ou de outros odores típicos dos locais podem formar uma paisagem olfativa. E essas aves, que vivem um longo tempo, pode aprender a memorizar esses cheiros. "Nossas descobertas põem fim a 40 anos de debate sobre a navegação das aves", afirmou Andy Reynolds.

 

***

 

Vinicius Cintra, é jornalista formado em 2010 e atuação desde 2008. Colaborador e agora aprendiz no seguimento de jornalismo animal. Aos 26 anos tem experiência com matérias e fotos, já que é um grande fã da fotografia! - See more at: http://radaranimal.com/noticias/cuidado-com-as-doencas-da-estacao-mais-fria-do-ano#sthash.MDiXs8Jf.dpuf


Veja Também

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!