Saiba como cuidar dos dentes do seu cachorro!

Preciso escovar os dentes do meu cachorro? Como? Com que frequência? 

Nem todo dono sabe, mas cachorros que não possuem dentes devidamente tratados correm maior risco de contrair doenças como debilidade física, gengivite e infecções crônicas, que podem causar muita dor ao animal.


Assim como acontece com as pessoas, é importante manter uma rotina de higiene para cuidar da dentição do animal, levando-o constantemente ao veterinário para avaliações em sua arcada e tratando de seus dentes com produtos como pasta dental e escovas especiais.

Não existe uma periodicidade específica para escovar os dentes de seu cão, mas o ideal é executar a limpeza diariamente após uma refeição. De acordo com os especialistas, o dono que escovar os dentes de seu cachorro três vezes por semana já está fazendo um bom serviço à saúde do animal.

Muitos deles podem não gostar deste tipo de limpeza, por isso é importante que o dono transforme as escovações em um hábito desde o primeiro ano de vida do animal. Antes disso, as gengivas do cão ainda são muito sensíveis, e quando escovadas podem provocar muita dor e associar a escovação a algo ruim.

Fique atento aos produtos utilizados, evitando pastas de dente para pessoas e dando preferência àquelas desenvolvidas pelo segmento canino e encontradas facilmente em qualquer pet shop. Como os cães não cospem, acabam engolindo praticamente todo o produto e, no caso dos usados pelas pessoas, sua composição pode fazer mal ao bichinho.

Entre as raças com maior pré-disposição ao acúmulo de tártaro destacam-se as de pequeno porte como yorkshire, poodle e pinscher. Por terem pouco espaço na boca, esses pequenos cães acabam criando mais condições a este tipo de problema, ao contrário dos cachorros grandes como rottweiler e o dogue alemão.

Além da falta de escovação, outro grande causador do aumento da placa bacteriana e do tártaro é a alimentação incorreta. Por isso é importante dar preferência às rações secas, apontadas pelos veterinários como as mais seguras quando o assunto é cuidado com os dentes.

No caso do cachorro já estar com problemas dentários, fique calmo. Atualmente existem técnicas modernas como a raspagem de tártaro, o tratamento de canal e diversos novos aparelhos ortodônticos. Consulte um veterinário especializado, que tenha o aparato necessário para fazer a remoção de cálculo dental e outras intervenções, e peça para ele examinar os dentes do seu bichinho regularmente. 

 

***

 

Vinicius Cintra, é jornalista formado em 2010 e atuação desde 2008. Colaborador e agora aprendiz no seguimento de jornalismo animal. Aos 26 anos tem experiência com matérias e fotos, já que é um grande fã da fotografia!


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Thaly

Niterói - RJ

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Linda

São Paulo - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

mayke

São José do Rio Preto - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

ARIEL

Rio de Janeiro - RJ