Saiba o que irrita seu bichinho e os motivos para ele te morder.

Os cães têm a mordida como a única defesa, mas eles não mordem sem razão. Saiba como evitar e aprenda o que ele está querendo lhe dizer.

 

O melhor amigo do homem nem sempre é tão amigo e a demonstração disso é dada através de uma mordida. Mas um cachorro nunca morde sem ter motivo, afinal, ele é amigo fiel e companheiro de seus donos. Então por que eles mordem?

A resposta pode ser encontrada em diversas situações diárias e normalmente esses bichinhos emitem sinais ou usam uma linguagem própria para se comunicar, inclusive para dizer o seguinte: Não faz isso senão eu te mordo. O problema é que muitas vezes também não sabemos interpretar esses sinais e nos colocamos em perigo.

Estudos feito nos Estados Unidos mostraram que todas as raças mordem, desde que sejam provocadas, mas não significa que o cãozinho seja agressivo ou mal. É apenas uma forma de defesa quando se sentem ameaçados ou assustados.

As principais razões que levam um cachorro a morder uma pessoa são: mexer na comida dele, principalmente se ele estiver comendo; invadir seu território, seja a casa ou terreno onde vive ou então seu canil; tocar no animal quando este está doente, machucado e com dor; mexer na ninhada de filhotes, ocasião na qual as fêmeas se tornam realmente bichos para protegê-los; forçá-los a brincar com pessoas ou outros cachorros desconhecidos ou então obrigá-los a encarar fobias adquiridas quando filhotes.

 

Cachorro Bravo Rosnando

  

Evite Mordidas

 

Para não correr o risco de sair ferido por um cachorro não assuste ou incomode o animal, principalmente quando ele estiver comendo, estiver com filhotes ou com algum brinquedo predileto. 

Não se aproxime de cães que pareçam estar com medo ou bravo. Eles podem mostrar os dentes e rosnar quando estão bravos e quando estão assustados ficam acuados com o rabo entre as pernas.

Quando for surpreendido por um cachorro desconhecido fique imóvel, para que ele te cheire e te ignore. Se estiver no chão fique em posição fetal, protegendo o rosto e o abdômen. Não grite ou olhe nos olhos do pet.

Aproxime-se com cuidado dos cachorros desconhecidos, deixando-o sentir confiança em você. Não permita que crianças apertem o rabo do cão, pois essa é uma área chamativa para as crianças, mas sensível para os animais, o que pode resultar uma reação agressiva.

Se um cão chegar a morder, deve-se lavar a ferida imediatamente e procurar o centro de saúde mais próximo.

 

Cachorro bravo rosnando

 

A Importância da Socialização

 

Exponha seu animal a uma variedade de estímulos ainda filhote, especialmente nos 3 primeiros meses de vida. Esses estímulos devem incluir sons, cheiros, pessoas e animais de diferentes idades, sexo e temperamentos. Quando ele crescer irá se sentir mais confiante e seguro para encarar situações diferentes. Os estímulos também ajudam para que não desenvolva fobias ou ataques. Socializá-lo faz com que se torne um cão mais seguro e amigável.

Você tem o poder em suas mãos para evitar os acidentes. Aprenda a identificar o que o seu cão esta querendo lhe dizer. Cuide muito bem de seu animal de estimação: ele vai retribuir com companheirismo e amor.

 

***

 

Vinicius Cintra, é jornalista formado em 2010 e atuação desde 2008. Colaborador e agora aprendiz no seguimento de jornalismo animal. Aos 26 anos tem experiência com matérias e fotos, já que é um grande fã da fotografia!

 


Veja Também

Comissária de bordo adota cão que a esperava na porta de hotel

O cãozinho seguiu a comissária até o hotel e, depois disso, ficava na porta a sua espera.

Cão se finge de morto para não ir embora do parque

O cão resolveu se fingir de morto para que seu passeio no parque durasse mais.

Como ser um dog Walker? Você já pensou em ser um?

Essa é uma profissão em crescimento no país, uma vez que, a atividade física regular é fundamental para a saúde física e mental dos cães.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!