Seu animal corre perigo dentro de casa! Entenda como!

Sua casa parece segura, mas contém várias armadilhas perigosas para seu bichinho. Conheça os perigos e as armadilhas disfarçadas. Proteja seu Pet!

Como filhos pequenos, pets necessitam de atenção especial dentro de casa. Se para um humano adulto, a utilização de produtos de limpeza ou ausência de proteção de janelas em apartamentos não significa em si grande perigo, para uma criança ou animal de estimação tudo é um risco iminente.

Em vantagem, as crianças geralmente passam por supervisão dos pais ou responsável em tempo integral. Já os animais... O mais comum é que cães e gatos circulem livremente pela extensão da casa, se escondendo vez ou outra sob um móvel ou cantinho mais confortável para um merecido descanso. Assim, fogem dos olhos atentos e preocupados dos donos. 

Para evitar que cada passeio solitário do seu pet se torne um convite aos acidentes domésticos, listamos algumas ações simples que podem proteger cães e gatos:

 

- Para gatos, a presença de fios espalhados pelo chão pode significar um grande risco. Estes animais costumam se embolar num emaranhado divertido, porém, perigoso. Há risco de enforcamento ou até choque elétrico. É muito importante saber organizar os cabos dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos dentro de casa, procurando sempre não deixar à mostra estes “brinquedos”. Protetores nas tomadas também evitam os casos de choque. 

- Nunca deixe produtos de limpeza ou remédios ao alcance de seu animal. Inalar ou ingerir produtos tóxicos, ainda que em pequena quantidade, pode ser fatal. Para os cães, o cheiro dos produtos  já é motivo de cuidado. - Evite fumar ou deixar cinzeiros cheios dentro de casa. A presença de fumaça nos pelos ao serem lambidos e a ingestão de pontas de cigarros dos cinzeiros podem causar intoxicação por envenenamento nos pets, além de problemas respiratórios causados pela inalação. Os gatos podem adquirir linfoma, tumor que ataca o sistema linfático e destrói células de defesa. 

 

Gato tomando água na pia da cozinha

 

- Em apartamentos ou até mesmo dentro de casa, a proteção de grades nas janelas pode evitar que o animal sofra uma queda e se machuque. Há muitos casos de animais que saltam pelas janelas ao se assustarem com barulhos, por exemplo, de fogos de artifício. Mesmo os gatos pode se ferir gravemente.

- Manter o corte das unhas garante que o animal não se machuque ao andor por tapetes e carpetes. São partes muito sensíveis nos animais e pode facilmente ser lesionadas. Unhas encravadas ou quebradas causam dor. É importante que se acostume a aparar as unhas do pet desde filhote. 

- Os banhos evitam o contato com parasitas nos pelos e patas. Além do banho, a escovação no sentido contrário ao pelo elimina pelos mortos e a ação de bactérias. Sobre os cães, a partir dos 45 dias de idade, seu pet já está pronto para um banho. Evite os dias frios, e acompanhe a pele e pelagem para saber os intervalos de dias entre cada lavagem. Os gatos têm menor necessidade de banho, mas também necessitam de higienização. 

Pronto, estão listados os primeiros e mais básicos passos. Se preocupe com o itens acima e seu pet ficará mais seguro. Ainda que acidentes domésticos aconteçam, a prevenção continua sendo o melhor remédio. 

 

***

 

Robson Morais é jornalista, com experiência em jornais, revistas e sites de notícias. Atuou em emissora afiliada da TV Record em Rondonópolis, Mato Grosso. Retornou a São Paulo e abraçou a causa animal.

 

 


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!