Veja 8 mitos sobre castração de cães e gatos.

 Mesmo sendo muito comum e falada a castração de cães e gatos ainda gera muitas dúvidas.

Mesmo sendo muito comum e falada a castração de cães e gatos ainda gera muitas dúvidas. Para o melhor para o seu pet confira aqui algumas respostas.

1-As fêmeas devem ter, pelo menos, uma cria antes de serem castradas.

Mito: Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menor será a chance dela ter algum tipo de tumor. O melhor é que essa esterilização ocorra antes do primeiro cio.

2- A castração reduz riscos de problemas de saúde.

Verdade:  A castração diminui o risco de ocorrerem tumores em idade avançada e evita a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis. Nas cadelas castradas, por exemplo, a incidência de câncer de mama é de 26%. Quando esterilizadas antes do primeiro cio, essa incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama.

3- Quando castrado o animal engorda.

Mito: Além de ser normal o pet engordar alguns quilinhos com o passar dos anos, vários fatores podem causar a obesidade, como uma dieta inadequada, ingestão excessiva de alimentos, pouca atividade física, hormônios, entre outros.

4-Os animais ficam mais educados quando castrados.

Verdade:  Muitos problemas de comportamento, como a necessidade de urinar para demarcar território, a agressividade relacionada à disputa pelas fêmeas e as escapulidas noturnas de gatos, são reduzidos ou eliminados com a castração. Isso porque grande parte dessas atitudes são motivadas por questões sexuais que objetivam a disputa por um macho ou uma fêmea.

 

castração

 

5- Com a castração os machos perdem a masculinidade.

Mito: O animal castrado não perde suas características de guarda, nem de faro, apenas perde o desejo de atividade sexual.

6- A castração pode ser feita em qualquer idade.

Verdade: Não há limite de idade para que um animal possa ser castrado, mas no caso das fêmeas, para melhor prevenir a incidência de câncer e infecções no útero, é recomendado fazer o procedimento antes do primeiro cio.

7-Castração custa caro.

Mito: O valor pago por uma castração é infinitamente menor do que todo o custo envolvido em criar ninhadas, que ainda poderão acabar no abandono, ou do que os altos custos que envolvem um tratamento ou cirurgia em um animal com um tumor, por exemplo. Além disso, muitos médicos veterinários realizam castrações com preços mais acessíveis para ajudar a população que não possui condições financeiras para realizar o procedimento e ainda contribuir com a diminuição dos animais abandonados.

 

 

***

 

 

 

Fonte: jornaldiadia.com.br

Foto 1: meknits

Foto 2: FLEE


Veja Também

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Outubro Rosa Pets

Você sabia que animais também podem ter câncer de mama? Faça o exame de prevenção!

Como adaptar cães e gatos a um novo lar

Confira algumas dicas para ajudar seu pet a se adaptar a uma nova casa


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

Thaly

Niterói - RJ

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

Kitty

Volta Redonda - RJ

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Linda

São Paulo - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

mayke

São José do Rio Preto - SP

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!

ARIEL

Rio de Janeiro - RJ