Você cuida da saúde bucal do seu cachorro? Não?? Então conheça os riscos!

Escovar os dentes do seu cão e prevenir o aparecimento de doenças é uma tarefa simples e melhora a qualidade de vida do animal.

Cerca de 85% dos pets com idade a partir dos cinco anos sofre de alguma doença bucal, como tártaro, mau hálito, placa bacteriana e gengivite. Prevenir e tratar estes males é fundamental para dar ao animal longevidade, saúde e qualidade de vida.

Sobre os problemas dentários dos cachorros, a primeira lição a ser aprendida deve ser justamente a prevenção, isto é, antes de remediar. Dentre os males a cárie é o mais incomum, já os demais citados – como mostrado no percentual acima - se espalham em proporções preocupantes, devido à má alimentação e falta de higiene.

 

Tratamento dental para cachorros.

 

PRIMEIROS SINAIS      

              

Estes dois caminhos estão diretamente ligados a doenças bucais no animal assim como estão nós seres humanos. Nos cães, a primeira troca de dentes ocorre já nos três meses de idade e, ainda que sua alimentação seja a adequada, isto é, a base apenas de ração, existe a facilitação para o aparecimento do tártaro. Nesta condição, seu pet apresentará um aspecto debilitado na dentição e mau hálito.

A manifestação destes sintomas varia de acordo com a raça do cão.  No geral, raças pequenas como poodle parecem sentir mais a questão do mau hálito. Ainda assim, a prevenção se dá da mesma maneira em todos os animais: escovação. Neste processo, o dono elimina as chances de aparecimento de bactérias e doenças, utilizando escovas e cremes dentais específicos, indicados por um médico veterinário ou pet shop de sua confiança.

O mais indicado quanto a frequência da escovação é que seja repetida ao menos duas vezes por semana. Em casos que o animal se recusa a permitir a escovação, o dono precisa procurar a ajuda de um especialista. Além disso, para ajudar, quem cuida do pet pode fornecer vez ou outra alimentos que ele possa roer, como ossinhos comprados em lojas do ramos. Mas lembre-se: fornecer estes alimentos não descarta a necessidade de uma boa escovação.

 

CASOS GRAVES

 

Em casos de falta de higiene avançados, o pet sofre com o aparecimento de demais doenças, como a gengivite, placa bacteriana e a doença periodontal (ao redor e na estrutura de suporte dos dentes). Esta última causa a perda precoce dos dentes. Aliados ao tártaro não tratado,  os males não se resolvem com a escovação e o pet precisa passar por uma tartarectomia, um procedimento meticuloso e profundo no combate aos males bucais, sempre a base de anestesia e processo cirúrgico. Mesmo após esta fase, a situação das gengivas e da estrutura de suporte dos dentes deve ser acompanhada.

 

Coloração das gengivas em vermelho muito forte, irritação, sangramento, mau hálito, dentes com aspecto sujo e demonstrações de desconforto por parte do animal precisam ser fiscalizadas periodicamente por quem cria um pet. Não cuidar é um ato de negligência e agressão ao animal. A qualquer um dos sintomas, procure um especialista. Assim como nos seres humanos, a saúde dos cães também começa pela boca.

 

...

 

Robson Morais é jornalista, com experiência em jornais, revistas e sites de notícias. Atuou em emissora afiliada da TV Record em Rondonópolis, Mato Grosso. Retornou a São Paulo e abraçou a causa animal.


Veja Também

Comissária de bordo adota cão que a esperava na porta de hotel

O cãozinho seguiu a comissária até o hotel e, depois disso, ficava na porta a sua espera.

Cão se finge de morto para não ir embora do parque

O cão resolveu se fingir de morto para que seu passeio no parque durasse mais.

Como ser um dog Walker? Você já pensou em ser um?

Essa é uma profissão em crescimento no país, uma vez que, a atividade física regular é fundamental para a saúde física e mental dos cães.


Voltar

Você sabe como entrar no ramo das Empresas de banho e tosa ?

Para os amantes de animais que sonham em ter um negócio próprio um banho e tosa pode ser o ideal. Venha conferir ótimas dicas de como abrir um.

COMO É POSSÍVEL SABER QUE O SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO?

Saiba quais são os sinais de que seu peludo precisa de mudanças na rotina.

DORY

Brasília - DF

Conheça a história do cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fosse pai

Hoje é dia dos pais e o Radar Animal preparou uma linda história de um cachorro que cuida de filhotes de gatos como se fossem seus filhos.

Meg

Guarulhos - SP

Projeto de lei visa criar regras para a guarda dos pets após a separação

 O objetivo do projeto é fazer com que os animais não sejam mais tratados como objetos, mas sim como seres vivos e parte da família.

Conheça Spaghettio, a gata 'pirata'

Spaghettio ganhou o apelido de pirata de sua mãe após sofrer um acidente.

Veja tudo o que rolou essa semana no nosso site!

Venha conferir os acontecimentos dessa semana!